domingo, 25 de maio de 2014


Respiração Aeróbia

 
A respiração aeróbia é uma via metabólica realizada com consumo de oxigénio que permite a degradação total da molécula de glicose com um rendimento energético muito superior ao da fermentação.
 

A respiração aeróbia compreende quatro etapas:

 Glicólise – etapa comum à fermentação que ocorre no citoplasma com formação de duas moléculas de ácido pirúvico, duas moléculas de ATP e duas moléculas de NADH.
 

Formação de acetil-coenzima A – na presença de oxigénio, o ácido pirúvico entra na mitocôndria, onde é descarboxilado (perde uma molécula de C ) e oxidado (perde um hidrogénio, que é usado para o reduzir o NA , formando NADH).
 

Ciclo de Krebs – conjunto de reações metabólicas que conduz à oxidação completa da glicose. Este conjunto de reações ocorre na matriz da mitocôndria e é catalisado por um conjunto de enzimas.


Cada molécula de glicose conduz à formação de duas moléculas de ácido pirúvico, as quais originam duas moléculas de acetil-CoA, que iniciam dois ciclos de Krebs. Devido à combinação do grupo acetil (2C) da CoA com o ácido oxaloacético (4C), forma-se ácido cítrico. Assim, por cada molécula de glicose degradada, formam-se no ciclo de Krebs:

  • Seis moléculas de NADH;
  • Duas moléculas de FAD (que tem um papel semelhante ao NADH);
  • Duas moléculas de ATP;
  • Quatro moléculas de C .


 

Cadeia Transportadora de Eletrões – esta etapa ocorre na membrana interna da mitocôndria, onde se encontram transportadores proteicos com diferentes graus de afinidade para os eletrões provenientes das etapas anteriores. Ao longo da cadeia ocorre libertação gradual de energia, à medida que os eletrões passam de um transportador para outro. Esta energia libertada vai ser utilizada na síntese de moléculas de ATP, dissipando-se alguma sob a forma de calor. No final da cadeia transportadora, os eletrões são transferidos para um acetor final – o oxigénio, formando-se uma molécula de água por cada dois protões captados.





Do ponto de vista energético, a respiração aeróbia é um processo de degradação da glicose mais rentável que a fermentação. A respiração aeróbia permite a obtenção de 36 ou 38 moléculas de ATP, enquanto que a fermentação apenas permite um saldo de 2 moléculas de ATP.



Informação sobre a recolha de imagens, vídeos e informacao:
http://professor-adelson.blogspot.pt/2012/08/metabolismo-energetico-celular.html
https://www.youtube.com/watch?v=uQoXN_ZqAgk