segunda-feira, 31 de março de 2014

Biologia- Distribuição de Matéria

5.1. O transporte nas Plantas

As plantas, enquanto seres pluricelulares complexos, necessitam de transportar substâncias minerais até as folhas, para garantir a síntese de compostos orgânicos que aí ocorre, no entanto, esses compostos terão de ser distribuídos a todas a células, de forma a poderem ser utilizados.
Existem plantas mais simples (plantas avasculares ou briófitas)que não possuem estruturas especializadas no transporte de substancias, mas, nas plantas mais evoluídas (plantas vasculares ou traqueófitas) ocorre num sistema de vasos que se estende desde a raiz, passa pelos caules e chega até às folhas denomina-se xilema e nele movimenta-se a seiva bruta ou xilémica. Existe também outro sistema de vasos chamado floema, que se estende desde as folhas até aos restantes órgãos da planta, transportando a seiva elaborada ou floémica.


As plantas angiospérmicas podem se separar em 2 grupos (monocotilédones e as dicotilédones):




Xilema ou Lenho
O xilema está especializado na translocação de água e de sais minerais (seiva bruta). Na maioria das plantas, este tecido é constituído por quatro tipos de células:

  • Os elementos condutores, que podem ser tracóides e elementos de vasos:
    • Os tracóides são células mortas que formam tubos e que permitem a passagem de água e de sais minerais;
    • Os elementos de vasos resultam de células mortas e que conferem rigidez ao xilema;
  • As fibras lenhosas, que são constituídas por células mortas e que desempenham funções de suporte;
  • O parênquima lenhoso é um tecido formado por células vivas que desempenha importantes atividades metabólicas (fotossíntese, etc.). Estas células são as únicas células vivas do xilema e desempenham funções, essencialmente, de reserva.


Floema ou Liber
O floema está especializado na translocação de água e substâncias orgânicas (seiva elaborada), sendo formado, tal como o xilema, por quatro tipos de células:

  • As células dos tubos crivosos, que são células muito especializadas. Estas células possuem uma placa crivosa com uma série de orifícios.
  • As células de companhia que se situam junto das células de tubo crivoso e são células vivas.
  • As fibras, celulas mortas que desempenham funções de suporte.
  • O parênquima, que é formado por células vivas, pouco diferenciadas e que tem funções de reserva.


Nas plantas os vasos condutores assumem forma de:


Informação das imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEiAK-4dbI2M9QOHyLw5zwll-ojjuJHhYY7M7ypx9fnWxKS6sF9lL0Cp5CZTgozJCFTH0L5ulAvTbHwzfxQsvf3N49Y2_ow2fE0xHHM86jgXd_a6x8azEUULQZyInlxjHyhSNQx_5wJ_q-DjMaOEKDuq31bgaWlWrcS9sdzm94PRlPYgvOYYJWTF-Q=

https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEhLzycCMv1tvs9NOZT2I5oL-vN_B9Wa2JXhyk2MvquSW8-NxrxmgUaK4wIUspLlSfEgsMQMFOaPSEvG-wE9j0BJI6u1obepGdejPm41msLNJ6oPOXzcGYIB0QRoNU-kUTGvDasjsKkVAnvYr1L7toSqkQDXZdBdPidCxjktAaJ2J1s=

http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/images/0/05/xilemaaaa.jpg




Sem comentários:

Enviar um comentário