domingo, 2 de março de 2014

Componentes celulares - Estrutura e função

Membrana plasmática- Invólucro que mantém a integridade celular, sendo responsável pela troca de substâncias entre o meio intracelular e o meio extracelular.






Núcleo- É o maior organelo celular e encontra-se delimitado por uma membrana com poros. O núcleo controla a atividade celular.





Mitocôndrias- Organelos que possuem duas membranas, uma externa e outra interna. Esta ultima pode apresentar invaginações para o interior. As mitocôndrias estão envolvidas em processos de obtenção de energia por parte da célula.


Cloroplastos- Organelos que possuem uma membrana dupla, onde se encontram pigmentos envolvidos na fotossíntese ( um processo de síntese de matéria orgânica, que ocorre nas células dos produtores).







Vacúolos- Organelos de tamanho variável, rodeados por uma membrana. Os vacúolos podem armazenar no seu interior gases, pigmentos, açúcares, proteínas ou outras substâncias.





Parede celular- Parede rígida que envolve as células vegetais e bacterianas, conferindo-lhes proteção e suporte.




Centríolos- Estrutura de aspeto cilíndrico, constituída por microtúbbulos. Os centríolos intervêm na divisão celular.









Retículo endoplasmático- Sistema de sácuolos, vesículas e canalículos, envolvido na síntese de proteínas, lípidos e hormonas.Também intervêm no transporte de proteínas e outras substâncias.


Complexo de Golgi - Conjunto de cisternas achatadas e de vesículas, que intervêm em fenómenos de secreção.




Lisossomas-Estruturas esféricas, rodeadas por uma membrana simples, que contêm no seu interior enzimas, que intervêm na decomposição de moléculas e estruturas celulares.




Ribossomas- Pequenas estruturas, constituídas por duas porções (grande subunidade e pequena subunidade), por vezes associadas ao retículo endoplasmático. São fundamentais para a síntese de proteínas.


Citosqueleto - Rede de fibras intercruzadas, existente no citoplasma. O citosqueleto mantém a forma da célula.









Constituintes básicos

   Todas as células de todos os seres vivos são biologicamente construídas a partir de moléculas orgânicas de grandes dimensões, as macromoléculas. Os esqueletos estruturais destes grandes edifícios moleculares são constituídos por carbono. Ao carbono associa-se o hidrogénio, o oxigénio e o azoto. Estes quatro elementos formam milhares de combinações e, em muito menor escala, podem integrar outros elemento químicos existentes na Natureza.

  As macromoléculas correspondem a polímeros, cadeias formadas por unidades estruturais mais simples, os monómeros. Quando dois monómeros se ligam, é libertada uma molécula de água e ocorre uma reação de condensação; quando a ligação entre dois monómeros é rompida, uma molécula de água é gasta e ocorre uma reação de hidrólise.

   Para além da sua importância estrutural, destas macromoléculas depende uma multiplicidade de funções, naturalmente associadas à existência e à manutenção da vida, como sejam funções energéticas, enzimáticas e de armazenamento e transferência da informação.

A água e os sais minerais, a par das moléculas orgânicas, também são imprescindíveis na constituição química e no funcionamento das estruturas vivas:

  • Constituintes inorgânicos ou minerais - água e sais minerais    
- Água - é o composto mais abundante nas células, podendo atingir 75% a 90% da sua massa. Intervém em numerosas reações químicas vitais e é um solvente universal, capaz de dissolver grande número de compostos orgânicos e inorgânicos. Esta  facilidade em estabelecer ligações com outras moléculas resulta da polaridade das moléculas da água. Sem água, o organismo não poderia transportar nutrientes ou produtos de excreção nem regular as condições do meio interno.



- Sais Minerais - sais da cálcio, de fósforo, de ferro, de magnésio, de sódio, de potássio, de zinco, de flúor, ou de iodo, entre outros, desempenham importantes funções estruturais e reguladoras.


  • Constituintes orgânicos - hidratos de carbono (glícidos), lípidos e ácidos nucleicos.
- Hidratos de carbono - os glícidos são compostos ternários de carbono, hidrogénio e oxigénio. As suas unidades estruturais designam-se por monossacarídeos (como a glicose, a frutose ou a ribose), que podem polimerizar em polissacarídeos (como a celulose, o amido ou o glicogénio). Alguns glícidos, os dissacarídeos, são formados por dois monómeros (é o caso da sacarose, da lactose e da maltose). A união entre dois monossacarídeos designa-se por ligação glicosídica. Os hidratos de carbono têm, principalmente, funções energéticas ou estruturais.




Se mais um monossacarídeos ligar por este processo, forma-se um trissacarídeo e assim sucessivamente. Dá-se o nome de oligossacarídeos às moléculas constituídas por 2 a 10 monossacarídeos unidos entre si. Se este número for superior, as moléculas denominam-se polissacarídeos.


-Prótidos - são compostos quaternários de carbono, hidrogénio, oxigénio e azoto. As suas unidades estruturais são os aminoácidos que, ligando-se entre si por ligações peptídicas, formam cadeias de tamanho variável, os péptidos e as proteínas. As proteínas são macromoléculas complexas, constituídas por uma ou mais cadeias polipetídicas, com uma estrutura tridimensional que pode ser organizada a vários níveis. As proteínas desempenham funções muito diversificadas a nível estrutural, enzimático, de transporte, motor, hormonal, imunológico, etc.




Por cada ligação peptídica que se estabelece, forma-se uma molécula de água :





Os péptidos formados por dois aminoácidos denominam-se dipéptidos, os que são formados por três, tripéptidos, e assim sucessivamente. As cadeias peptídicas podem contem mais de cem aminoácidos. As que contém entre dois e vinte aminoácidos designam-se oligopéptidos e as que ultrapassam esse número chamam-se polipéptidos.

As proteínas são macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e apresentam uma estrutura tridimensional definida. Estas moléculas apresentam vários níveis de organização.

Níveis de organização dos prótidos :




Funções - Proteínas -  Localização    
    
Função Enzimática - Pepsina - Suco Gástrico
Função Estrutural -  Queratina - Cabelo, unhas, garras
Função de Defesa - Anticorpos - Plasma, tecidos e secreções
Função de Transporte - Hemoglobina - Sangue
Função Reguladora - Insulina - Pâncreas
Função Contrátil - Miosina - Tecido muscular

-Lípidos - são compostos ternários de carbono, hidrogénio e oxigénio, mas podem integrar azoto, fósforo ou outros elementos. São insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. É um grupo de macromoléculas muito heterogéneo. Ácidos gordos e glicerol são unidades estruturais comuns na arquitetura molecular dos lípidos, unidos por ligações éster. Os triglicerídeos são um grupo de lípidos com funções de reserva; já os fosfolípidos, com função estrutural, são os constituintes mais abundantes das membranas celulares. Além destas funções, os lípidos têm muitas outras, como sejam as funções energética, protetora ou hormonal.






- Ácidos nucleicos - são polímeros de nucleótidos, as suas unidades estruturais. Um nucleótido, para além de uma pentose e de um grupo fosfato, integra uma base azotada. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma macromolécula com estrutura em dupla hélice; o RNA (ácido robonucleico) apresenta, geralmente, uma cadeiasimples. A função dos ácidos nucleicos consiste no armazenamento e na transferência da informação genética e no controlo da atividade celular.

Bases azotadas :



Estrutura do DNA:




Estrutura do RNA:



Pentoses presentes no DNA  e no RNA :




Comparação entre as estruturas do DNA e do RNA :



Bibliografia :

https://www.google.pt/search?q=hidratos+de+carbono+liga%C3%A7%C3%A3o+glicosidica&rlz=1C1WLXB_enPT566PT567&espv=210&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=DooTU7vOBIzb7AbAv4CYBA&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1280&bih=923#q=compostos+organicos+e+inorganicos+porto+editora&spell=1&tbm=isch&imgdii=_ ->Imagens

https://www.google.pt/search?q=hidratos+de+carbono+liga%C3%A7%C3%A3o+glicosidica&rlz=1C1WLXB_enPT566PT567&espv=210&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=DooTU7vOBIzb7AbAv4CYBA&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1280&bih=923#q=COMPARA%C3%87%C3%83O+ENTRE+O+RNA+E+O+DNA&tbm=isch&imgdii=_ ->DNA/RNA

Caderno e livro (parte textual)












Sem comentários:

Enviar um comentário